sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Mobiliário na Antigüidade Parte 1 - Egito

A primeira sociedade a utilizar móveis, da qual temos notícia, é o Egito. A tradição de preservar os mortos e seus pertences possibilitou a descoberta de vários móveis em tumbas como a da Rainha Hetepheres e a do jovem faraó Tutankhamon.

Os egípcios já utilizavam grande parte dos modelos de mobiliário conhecidos atualmente, como bancos, cadeiras, camas e mesas. Os móveis egípcios sofreram poucas modificações em cerca de 3.000 anos de história. A mobília egípcia divide-se em móveis cerimoniais, associados à representação de poder, com uso de simbolismos, como por exemplo, o trono. E a mobília utilitária, como as camas, bancos pequenos e apoios para cabeça.

Os tronos e cadeiras cerimoniais eram revestidos de ouro e prata, enquanto a mobília utilitária possuía poucas decorações e os modelos mais simples permaneciam com a coloração natural da madeira.

O trono de Tutankhamon

Cadeira Cerimonial,18º Dinastia. Ouro, pedras, faiança, ébano, marfim

Cadeira cerimonial encontrada na tumba de Tutankhamon


Cadeira cerimonial da Princesa Sitamon, filha do faraó Akhenaton


Os móveis egípcios apresentam características distintas, como o costume de decorar os pés da cama e o emprego dos pés com forma de patas de animais. Esse costume teve origem remota na utilização de ossos de animais na confecção de pernas dos móveis.


As camas recebiam decorações nos pés para entreter quem estivesse deitado. Alguns modelos recebiam incrustações nos pés

Cama encontrada na tumba da Rainha Hetepheres, com apoio para a cabeça


Dois modelos de apoio para cabeça; o primeiro em versão dobrável, composto por uma tira de tecido

No Egito, os artesãos já conheciam sistemas de encaixes para madeira; usavam cavilhas e tinham habilidade na construção e no acabamento de móveis de madeira. A decoração era feita com pedras preciosas, ouro, prata, ébano, marfim, vidro e cerâmica.

(Post original: historiadomobiliario)

Um comentário: